sexta-feira, 6 de abril de 2012

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA


(Por Profº Conceição Ferreira – Pós Graduação em Estudos Culturais pela UEPB)

O Acordo Ortográfico de 1990 propõe unificar a grafia não somente entre Portugal e Brasil, mas nas demais nações que falam o português (Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste), somando mais de 230 milhões de falantes.
O acordo objetiva a unificação da grafia oficial de 99, 5% do vocabulário da língua e o aumento do seu prestígio internacional, dando fim à existência de duas ortografias oficiais divergentes: uma no Brasil e outra nas demais nações usófonas.
O então Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou o decreto no dia 29 de setembro de 2008 que instituia o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa em uma cerimônia na Academia Brasileira de Letras (ABL). Em Portugal, a Assembleia do Parlamento já havia aprovado o acordo em sessão plenária no dia 16 de maio.
            O Ministério da Educação propôs que a reforma entrasse em vigor em janeiro de 2009 e a partir de 2010 os livros didáticos deveriam estar em conformidade com o Acordo Ortográfico.
            De 1º de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2012, o país terá um período de transição. Durante esse tempo, haverá a coexistência das duas grafias, inclusive, vestibulares, concursos e avaliações poderão aceitar as duas ortográficas. Exceto quando a instituição deixar clara a exigência do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990.
Decreto 6583, de 29 de setembro de 2008.
ACADEMIA Brasileira de Letras. Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro. A Academia, 1998.




Nenhum comentário:

Postar um comentário