sábado, 26 de maio de 2012

Blog: Um gênero textual digital


Atualmente vivemos influenciados pelo avanço da tecnologia, e nos sentimos intimados a participar de toda essa evolução. E falando neste avanço, sabemos que o mundo virtual disponibiliza muitos recursos para que possamos nos comunicar com extrema agilidade. O blog, por exemplo, proporciona a interação com o maior número de pessoas e conquistou os usuários em função da sua facilidade na criação, na edição, na atualização dos textos em rede, entre outros pontos.
O blog é uma ferramenta de autoexpressão, pois há geralmente uma intencionalidade do locutor (a pessoa que escreve) de exprimir ideias ou sentimentos ao criar um blog. Há também aqueles que são resultados da opinião de um grupo de pessoas que se reúne para atualizar um mesmo blog; outros se direcionam para a diversão; outros para o trabalho ou, ainda, para pesquisas; há também os que misturam tudo.
O blog permite a convivência de textos escritos, imagens (fotos, desenhos, animações) e som (músicas). Vale lembrar que os textos produzidos na Internet, devem ser tratados como hipertexto que é uma forma dinâmica e flexível de linguagem que dialoga com outras formas de textualidade. Na verdade, o blog é uma modalidade textual fundamentalmente baseada na linguagem verbal e visual.
                Os assuntos que são abordados no blog podem variar indo desde um relato das experiências pessoais até fotografias, notícias, novidades ligadas à vida social, enfim, sobre tudo que se pretende discutir.
                Agora é sua vez, estudante Panorama! Vamos criar um blog com o tema “Contando e Cantando Luiz Gonzaga”, tendo como propósito principal a valorização da cultura nordestina, através de pesquisa e produções feitas pelos alunos.  A base teórica será O Centenário de Luiz Gonzaga, portanto, neste blog, você terá de disponibilizar o maior número possível de informações sobre este grandioso artista que durante décadas expandiu informações sobre o nosso modo de viver, de pensar, de se divertir, de se vestir; enfim, sua música é um verdadeiro acervo da cultura nordestina.


                Profª Conceição Ferreira, Especialista em Literatura e Estudos Culturais pela UEPB.
Professora de Língua Portuguesa do Colégio Panorama

Nenhum comentário:

Postar um comentário